sábado, 25 de abril de 2015
quarta-feira, 15 de abril de 2015
Homenagem às colegas Vica e Rosália e chá de fraldas do Vinícius, filho da professora Maria
No dia 09/04, nos turnos manhã e tarde, fizemos o CHÁ DE
FRALDAS DO VINÍCIUS, filho da
professora Maria, e uma homenagem às professoras VICA E ROSÁLIA, colegas que
muito se dedicaram ao Brum e que, neste ano, merecidamente terão a oportunidade
de gozar a licença-prêmio.
Helton, o jovem do ioiô, anima os alunos do Brum
Semana passada, o jovem Helton veio à nossa escola para mostrar que existem outras formas de diversão. Segundo ele, muitas crianças e muitos jovens pensam que só podemos nos divertir se tivermos um computador. Ele trouxe um ioiô e encantou os alunos do Brum!
quarta-feira, 8 de abril de 2015
BRUM PARTICIPARÁ DE MAIS UM PROJETO DESENVOLVIDO PELA CUFA-RS

Lançamento do livro A luta de Denis, de Manoel Soares e Paulo Daniel
A professora Irene Hertz representou a EMEF Pessoa de Brum no lançamento do livro " A Luta de Dênis".O evento aconteceu no DC Navegantes.
Saiba mais sobre A luta de Denis
Foram mais de 420 mil jovens alcançados com as ações da Central Única das Favelas – CUFA nos últimos 10 anos.
No projeto Papo Reto desenvolvido pela CUFA Gaúcha nas escolas da capital, um levantamento nas escolas públicas municipais mostrou que 100% dos jovens de periferia já tiveram contato direto ou indireto com a criminalidade, 100% já viram uma pessoa morta na rua, 45% já tiveram um familiar que foi ou está preso e pelo menos 50% não tem contato frequente ou boa relação com as figuras paternas. Além destes números preocupantes, a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Sul constatou em 2015, que pelo menos 40% da comunidade prisional tem menos de 29 anos, ou seja, muitos deles passaram mais tempo presos do que em liberdade.
Dentro das comunidades, há a presença de promotores de violência. Pessoas que pregam uma relação do jovem com o consumo, onde só será suprido dentro da criminalidade. Um dos elementos utilizados, por exemplo, é a música. É possível identificar em algumas letras, a narração de práticas criminais, o consumo ou tráfico de drogas, onde apenas o lado positivo desse universo é ostentado.
Essa aproximação do jovem com esse promotor apresenta riscos para a sua formação social, permitindo que ele sucumba ao desejo criminal disfarçando-o de senso de justiça, iniciando então uma trajetória de delitos e consumo de drogas.
Por isso, promover políticas dirigidas à adolescência é determinante para que eles possam compreender a realidade em que se movem, como a percebem e como, na decorrência disto, possam tomar a decisão de realizar, ou não, uma ação de risco.
E para influenciar nesse instante de decisão, que Manoel Soares e Paulo Daniel escreveram A luta de Denis, publicação cujo foco principal é retratar o primeiro contato do jovem com seu primeiro delito. Com muitas ilustrações, a publicação conta a história de Denis, um menino que tenta roubar uma caixa de ferramentas, porém seu ato tem uma série de causas e consequências.
Criada para exercitar no jovem seu senso de responsabilidade, em A luta de Denis, o jovem é quem decide qual o final da história, a partir de suas vivências, cotidiano, experiências e percepções.
Ferramenta literária de prevenção à violência nas escolas – Papo Reto 2015
Com a parceria do Hospital Divina Providência, o Papo Reto inicia 2015 com novo objetivo. Proporcionar aos jovens, ferramentas que o influencie no momento de decisão, aumentando sua possibilidade de se blindar de todo tipo de aliciamento, inclusive os ocasionados pela drogadição.
E para isso, a CUFA RS propõe:
- A inserção de 30.000 unidades da ferramenta literária A luta de Denis nas escolas municipais de ensino fundamental;
- A realização de 80 encontros com os autores para a realização de oficinas de desenho e palestra, visando à confecção de um final coletivo entre os alunos participantes em cada escola e;
- A realização de 20 apresentações teatrais, inspiradas em A luta de Denis, dentro das comunidades da capital, utilizando um ônibus palco.
Nossa escola receberá 240 livros. A ideia é de que o projeto seja desenvolvido com alunos de B10 e B20.
PROJETO TIM FAZ CIÊNCIA - Professora Sílvia Delgado compartilha sua experiência Encontro de Formação de Professores
No dia 27 de março, aconteceu o encontro de formação de professores de São Luiz Gonzaga (RS), no Centro de Artes Lucas Franco de Lima. A formação contou com a participação da professora Sílvia de Oliveira Delgado, da EMEF Vereador Carlos Pessoa de Brum, de Porto Alegre (RS),
A professora Sílvia desenvolveu um lindo trabalho com os alunos do Brum em 2014: cartas para falar sobre a importância de ir à escola.
http://timfazciencia.com.br/noticias/cartas-para-falar-da-importancia-de-ir-a-escola/
A professora Sílvia desenvolveu um lindo trabalho com os alunos do Brum em 2014: cartas para falar sobre a importância de ir à escola.
http://timfazciencia.com.br/noticias/cartas-para-falar-da-importancia-de-ir-a-escola/
Assinar:
Postagens (Atom)